terça-feira, 26 de abril de 2011
Rui Biriva Cantor Nativista ( faleceu em Porto Alegre RS em 25/04/2011 )
***************************
Uma grande perda para a música nativista. Morreu na noite de ontem,(25/04/2011) por volta de 22h45min o cantor e compositor Rui Biriva. Natural de Horizontina, ele lançou mais de dez álbuns em sua carreira e teve suas músicas gravadas por diversos artistas.
O cantor estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 14 de abril para o tratamento de um tumor no intestino grosso. Aos 53 anos, Rui Biriva deixa um enorme trabalho voltado à cultura do Rio Grande do Sul. O corpo do cantor está sendo velado hoje 26/04/2011 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Morreu em Porto Alegre aos 52 anos o cantor e compositor Rui Biriva. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Conceição, ele faleceu às 22h45 na casa de saúde, onde estava internado desde o dia 14 deste mês para o tratamento de uma neoplasia (tumor) de intestino.
Ele passava por uma tratamento para controlar a dor e manter a hidratação e nutrição.
Rui da Silva Leonhart de nascimento, o cantor era o filho de Adalíbio e Malvina Leonhart, um casal de agricultores de Horizontina. Ele estudou Direito no Paraná, mas não concluiu o curso. O apelido "Biriva" foi ganho depois de vencer o festival Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho, em 1982, com a canção Birivas, de Airton Pimentel.Rui Biriva ( Rui da Silva Leonhart nc 28/10/1958 á +25/04/2011 ) Velório foi na Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 26/04/2011, seu corpo sepultado em Horizontina em 27/04/2011 sua térra natal.
**************************************************************
O agradecimento de Rui Biriva,extraído do site do cantor:
Obrigado, do fundo do meu coração!
Por Rui Biriva - Dia 26 de Abril de 2010
Nesta fase de altas turbulências que passei nos últimos dias, com descoberta e rápida retirada de um tumor no meu intestino, refleti e repensei minha vida.
Quando estamos debilitados fisicamente e mentalmente, aproveitamos para ver nossa própria trajetória como em um filme nem sempre colorido, mas completamente real.
Deus meu deu um segundo nascimento, uma nova oportunidade de rever atitudes, ações e reações. Foi uma oportunidade de renovação, de valorizar quem e o que merece. Viver mais em família e entre amigos. De ter oportunidade de corrigir erros e falhas, de tentar ser uma pessoa melhor.
Minha grande sorte foi ter encontrado profissionais competentes e interessados, que souberam esclarecer minhas dúvidas, me estimulando a buscar soluções para os problemas e proporcionando condições de enfrentar tudo com coragem e determinação.
Senti que a partir da minha recuperação após a cirurgia que uma vida diferente estava começando.
A união de tantos conhecidos e desconhecidos, irmanados numa corrente de orações (independente de credo) só me deu uma certeza: como é bom viver!
Nas horas difíceis, onde a carga de problemas ficou pesada para que suportasse sozinho, é que apareceram os grandes amigos, aqueles que me ampararam pelo simples prazer de estar junto comigo. A estes não há como não agradecer.
Alguns estiveram bem próximos de mim, proporcionando apoio material e sentimental e outros, mais à distância, dispensando o apoio espiritual, todos com o mesmo grau de dedicação que formaram uma corrente que muito me auxiliou. Em diversas oportunidades pude sentir a força dessa corrente positiva.
Vou nominar alguns: Gerônimo (meu filho que soube se adaptar à nova realidade, tentando, a todo o custo, fazer de conta que a vida continua normalmente), Priscila (minha mulher que acompanhou todo o meu problema como uma baita companheira de caminhada, me amparando e buscando soluções para todas as dificuldades), Marta, Dutra, Nilson, Mendes Ribeiro Filho e Fernanda (meu irmão escolhido pelo destino, como vou te agradecer um dia?), João Osório e Bete, Jerônimo Jardim e Clair, Jaime (esses são meus anjos de plantão), a melhor Banda do RS (Marco Barbosa, Samuel, Fernandinho, Canela, Lucas e Loro), ao pessoal do Paralelo Sul, Valdir e Sônia, Patineti, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres e Luciane, ao grande quiropraxista Kleber Fontolan (que veio me tirar as dores no hospital a noite), ao pessoal do escritório do Mendes Ribeiro Filho (Claudinho, Airton, Cava, Bel, Sandra, Paulinho, Ivone, Cézar) , Bárbara, Fabiano, Seu Rudi Borghetti, Jair Kobe, Sérgio Napp, ao pessoal do marketing do Banrisul, Eda, Daniel Torres, Claudião Duarte, Taylor, aos grandes irmãos Drs. Daniel e Antonio Azambuja (minhas escoras, que me colocaram de pé, sem chance de cair), a toda equipe de enfermagem, fisioterapeutas, Direção do Hospital Santa Rita e do Complexo Santa Casa (não vou colocar todos os nomes porque algum vou esquecer e fazer injustiças).
A nossa força de vontade é a nossa grande mola impulsora, devemos lutar, sem nunca desistir, pois a luta está no começo, ganhei uma batalha mas a guerra está no inicio .
A vida continua... Dia 02/05 já estarei nos palcos novamente.
E deixo o verso da Canção do Amigo: “Quando a gente leva um tombo, o amigo empresta o ombro e chora junto da gente”
Obrigado, obrigado e obrigado!!!!!!Por Rui Biriva .
***********************************************************
O colecionador João filmedecinema, tem em seu acervo alguns antigos programas da tv e do rádio com Rui Biriva:
Programas da TVE
Programa Rancho do Moraezinho na Tv Urbana(aonde se apresentou)
Rádio Rural AM(brincadeira do chá de eucalitro)
Entre outros audios e videos com o cantor Rui Biriva.DVD Especial Rui Biriva Apresentado na RBS TV com videos desde o inicio da carreira do artista.
Para acesso ao acervo do colecionador,entre em contato pelo E-mail: filmedecinema@bol.com.br
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Dimas Costa , Poeta Tradicionalista do Rio Grande do Sul
O poeta tradicionalista do Rio Grande do Sul: Dimas Costa. Apresentou programas em emissoras de rádio e na TV difusora de Porto Alegre,hoje TV Bandeirantes canal 10.Trabalhou como ator em filmes com José Mendes, e nos filmes do Teixeirinha. Radialista, declamador,poeta, criador de poesia:Parabéns Crioulo, que foi gravada por José Mendes, e cantada por todo Rio Grande do Sul, no Brasil e exterior aonde tenha alguém aniversariando em algum Centro de Tradições Gaúchas espalhados por todo planeta. De herança deixou vários livros de poesias, sua voz em disco, e suas grande atuações nos filmes de cinema.*João filmedecinema RS
**************************
Dimas Nogues Costa (Bagé, 20 de janeiro de 1926 — Porto Alegre, ? de ?) foi um poeta e folclorista brasileiro.
O xiru divertido, como era conhecido, foi apresentador de programas regionalistas no rádio e televisão. Apresentou, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, nos anos 50, os programas Festança na Querência (com Paixão Cortes), Céu e Campo, Entardecer na Querência, Pelos Caminhos do Pago, Alma do Rio Grande (com Paixão cortes).
Compositor músical nativista, é autor do conhecido Parabéns crioulo, em parceria com Eleu Salvador. Teve atuação no cinema voltado também a temas regionalistas. * Céu e Campo -
A. Amaral da Silva / Dimas Costa 1955 Poesia
* Pampa Bravo
Costa Dimas 1958 Poesia
* Pelos caminhos do pago: versos e prosa -Livraria Sulina -
de Dimas Costa 1963
* Céu, Pampa, Pago - Lamar Publicações -
Dimas Costa 1974 ,1979
* Carta a Mãe Natureza - e Novos Poemas
Dimas Costa 1979
* Tarca: versos gauchescos vol 8 da coleção Tarca - - Martins Livreiro-Editor -Poesia -
de Dimas Costa - 1981
* Fanfarronada
Dimas Costa 1977 Poesia
* Entardecer na Querência
Dimas Costa 1985 Poesia
* Poesia Gauchesca para Moças e Crianças
Dimas Costa 1973,1983,1984 , 1991
* Novas poesias para moças e crianças nativistas
de Dimas Costa - 1986 - Martins Livreiro Editor - Poesia
* Poesias Gauchescas para Prendas e Peões
Dimas Costa 2003 Poesia
* Cantares da Terra -
Dimas Costa e João Joaquim Ferreira 1960
[editar] Critica Literária
* Literatura Comentada - Guimarães Rosa
Dimas Costa 1988
*****************
* Gaúcho de Passo Fundo (1978)
* Na Trilha da Justiça (1977)
* Carmen, a cigana (1976)
* A Quadrilha do Perna Dura (1976)
* Janjão Não Dispara... Foge! (1970)
* Não Aperta, Aparício (1970)
* Pára, Pedro! (1969)
* Os abas Largas (1965)
[editar] Bibliografia
* Dante de Laytano : Folclore do Rio Grande do Sul: levantamento dos costumes e tradições gaúchas , 1984.
* Ferraretto, Luis Artur: Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul. Canoas, Ed ULBRA. 2007.Dimas Costa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.--> http://pt.wikipedia.org/wiki/Dimas_Costa
Colecionador João filmedecinema tem filmes no DVD com Dimas Costa.
Contato E-mail: filmedecinema@bol.com.br
Jota Menezes ( João Menezes ) radialista
Este também foi um dos grandes artistas do Rio Grande do Sul: Radialista Jota Menezes( João Menezes ) Foi locutor,noticiarista e apresentador de programas de sucessos nas décadas de 60/70, aonde anunciava apresentações de cantores, que depois se tornaram grandes nomes, e Jota Menezes apresentou:Gildo de Freitas, José Mendes, Prateado e Belinho,Chara e Timbaúva, entre muitos outros artistas do Rio Grande do Sul. no estúdio da rádio metrópole. Trabalhou muitos anos na antiga Rádio clube Metrópole AM 1340 KHZ,10 Kw com sua torre instalada na Cidade de Canoas, rua primavera. bairro rio branco RS . Com o fim desta emissora, que se tornou então uma emissora RBS FEPLAM, este comunicador continuou sua trajetória, agora como comunicador da Rádio Educadora AM, ainda com a mesma torre da antiga Rádio Metrópole. O radialista Jota Menezes, com sua voz, nas vinhetas de chamadas inter programas,podia ser ouvida, até ao redor do final da década de 90, quando dirigia a emissora,e faleceu vitimado por gota, e foi sepultado no cemitério Jardim da Paz em Porto Alegre RS entre 1997/1998.Mais uma homenagem merecida a este que foi um dos grandes comunicadores do Rádio do Estado do Rio Grande do Sul , o radialista Jota Menezes. Colecionador João filmedecinema, tem gravações com áudios, e a voz de Jota Menezes em arquivo. Contato com o colecionador. E-mail: filmedecinema@bol.com.br
terça-feira, 5 de abril de 2011
Flávio Alcaraz Gomes 05/04/2011. falecido nesta manhã de terça-feira as 9:30
Fica aqui nossa homenagem a este que foi, o mais antigo, o maior repórter de rádio e televisão do Estado do Rio Grande do Sul: Flávio Alcaraz Gomes 25/05/1928 a 05/04/2011. aos 83 anos faleceu as 9:30 horas da manhã desta terça-feira em Porto Alegre RS. Temos relatado aqui em nóssa página de acervo Tv Guaiba a lista de DVDs de nosso acervo de antigos programas, vários programas antigos com Flávio Alcaraz Gomes. Conta-nos por
E-mail: filmedecinema@bol.com.br
para acesso ao nosso acervo antigo em DVD. são 10 antigos programas guerrilheiros da notícia apresentados por Flávio Alcaraz Gomes na antiga TV Guaiba, que temos preservados em DVD.Para ir diréto ao acervo, copie este link e coloque no navegador,ou visite as postagens mais antigasna pagina : TV GUAIBA ARQUIVOS ANTIGOS --->
http://tvguaibacanal2rs.blogspot.com/2010/11/dvd-guerrilheiros-da-noticia-programas.html
Assinar:
Postagens (Atom)