terça-feira, 26 de abril de 2011

Rui Biriva Cantor Nativista ( faleceu em Porto Alegre RS em 25/04/2011 )




***************************

Uma grande perda para a música nativista. Morreu na noite de ontem,(25/04/2011) por volta de 22h45min o cantor e compositor Rui Biriva. Natural de Horizontina, ele lançou mais de dez álbuns em sua carreira e teve suas músicas gravadas por diversos artistas.



O cantor estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 14 de abril para o tratamento de um tumor no intestino grosso. Aos 53 anos, Rui Biriva deixa um enorme trabalho voltado à cultura do Rio Grande do Sul. O corpo do cantor está sendo velado hoje 26/04/2011 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.



Morreu em Porto Alegre aos 52 anos o cantor e compositor Rui Biriva. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Conceição, ele faleceu às 22h45 na casa de saúde, onde estava internado desde o dia 14 deste mês para o tratamento de uma neoplasia (tumor) de intestino.

Ele passava por uma tratamento para controlar a dor e manter a hidratação e nutrição.

Rui da Silva Leonhart de nascimento, o cantor era o filho de Adalíbio e Malvina Leonhart, um casal de agricultores de Horizontina. Ele estudou Direito no Paraná, mas não concluiu o curso. O apelido "Biriva" foi ganho depois de vencer o festival Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho, em 1982, com a canção Birivas, de Airton Pimentel.Rui Biriva ( Rui da Silva Leonhart nc 28/10/1958 á +25/04/2011 ) Velório foi na Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 26/04/2011, seu corpo sepultado em Horizontina em 27/04/2011 sua térra natal.


**************************************************************

O agradecimento de Rui Biriva,extraído do site do cantor:

Obrigado, do fundo do meu coração!
Por Rui Biriva - Dia 26 de Abril de 2010

Nesta fase de altas turbulências que passei nos últimos dias, com descoberta e rápida retirada de um tumor no meu intestino, refleti e repensei minha vida.

Quando estamos debilitados fisicamente e mentalmente, aproveitamos para ver nossa própria trajetória como em um filme nem sempre colorido, mas completamente real.

Deus meu deu um segundo nascimento, uma nova oportunidade de rever atitudes, ações e reações. Foi uma oportunidade de renovação, de valorizar quem e o que merece. Viver mais em família e entre amigos. De ter oportunidade de corrigir erros e falhas, de tentar ser uma pessoa melhor.

Minha grande sorte foi ter encontrado profissionais competentes e interessados, que souberam esclarecer minhas dúvidas, me estimulando a buscar soluções para os problemas e proporcionando condições de enfrentar tudo com coragem e determinação.

Senti que a partir da minha recuperação após a cirurgia que uma vida diferente estava começando.

A união de tantos conhecidos e desconhecidos, irmanados numa corrente de orações (independente de credo) só me deu uma certeza: como é bom viver!

Nas horas difíceis, onde a carga de problemas ficou pesada para que suportasse sozinho, é que apareceram os grandes amigos, aqueles que me ampararam pelo simples prazer de estar junto comigo. A estes não há como não agradecer.

Alguns estiveram bem próximos de mim, proporcionando apoio material e sentimental e outros, mais à distância, dispensando o apoio espiritual, todos com o mesmo grau de dedicação que formaram uma corrente que muito me auxiliou. Em diversas oportunidades pude sentir a força dessa corrente positiva.

Vou nominar alguns: Gerônimo (meu filho que soube se adaptar à nova realidade, tentando, a todo o custo, fazer de conta que a vida continua normalmente), Priscila (minha mulher que acompanhou todo o meu problema como uma baita companheira de caminhada, me amparando e buscando soluções para todas as dificuldades), Marta, Dutra, Nilson, Mendes Ribeiro Filho e Fernanda (meu irmão escolhido pelo destino, como vou te agradecer um dia?), João Osório e Bete, Jerônimo Jardim e Clair, Jaime (esses são meus anjos de plantão), a melhor Banda do RS (Marco Barbosa, Samuel, Fernandinho, Canela, Lucas e Loro), ao pessoal do Paralelo Sul, Valdir e Sônia, Patineti, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres e Luciane, ao grande quiropraxista Kleber Fontolan (que veio me tirar as dores no hospital a noite), ao pessoal do escritório do Mendes Ribeiro Filho (Claudinho, Airton, Cava, Bel, Sandra, Paulinho, Ivone, Cézar) , Bárbara, Fabiano, Seu Rudi Borghetti, Jair Kobe, Sérgio Napp, ao pessoal do marketing do Banrisul, Eda, Daniel Torres, Claudião Duarte, Taylor, aos grandes irmãos Drs. Daniel e Antonio Azambuja (minhas escoras, que me colocaram de pé, sem chance de cair), a toda equipe de enfermagem, fisioterapeutas, Direção do Hospital Santa Rita e do Complexo Santa Casa (não vou colocar todos os nomes porque algum vou esquecer e fazer injustiças).

A nossa força de vontade é a nossa grande mola impulsora, devemos lutar, sem nunca desistir, pois a luta está no começo, ganhei uma batalha mas a guerra está no inicio .

A vida continua... Dia 02/05 já estarei nos palcos novamente.

E deixo o verso da Canção do Amigo: “Quando a gente leva um tombo, o amigo empresta o ombro e chora junto da gente”

Obrigado, obrigado e obrigado!!!!!!Por Rui Biriva .


***********************************************************


O colecionador João filmedecinema, tem em seu acervo alguns antigos programas da tv e do rádio com Rui Biriva:
Programas da TVE
Programa Rancho do Moraezinho na Tv Urbana(aonde se apresentou)
Rádio Rural AM(brincadeira do chá de eucalitro)
Entre outros audios e videos com o cantor Rui Biriva.DVD Especial Rui Biriva Apresentado na RBS TV com videos desde o inicio da carreira do artista.
Para acesso ao acervo do colecionador,entre em contato pelo E-mail: filmedecinema@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário