domingo, 13 de dezembro de 2009

GAÚCHO DO CAVAQUINHO

************
( ....NOSSO SITE ESTA EM CONSTRUÇÃO,.........)

GAÚCHO DO CAVAQUINHO :Seu nome de batismo era João Didácio Alves.Morava na cidade de Gravataí RS. No inicio de sua vida profissional era mecânico de automóveis,depois de começar a aprender e tocar cavaquinho começou a receber muitos convites para tocar,abondou a mecânica e vivia da vida artística,e era também locutor entrevistador,apresentador de Rádio e TV. Teve programas tradicionalista,em TV no Estado do Paraná,e na rádio Real de Canoas RS, fez parte da equipe do programa Querência da extinta TV guaiba RS juntamente com os radialistas Jota Pedroso,e Jair Silva. Fez muitas apresentações com seu cavaquinho,shows em circos,clubs, CTGs. Gravou vários discos,além de tocar cavaquinho com grande habilidades,também era compositor de suas próprias musicas,e cantava. Participou no primeiro disco do programa Querência da extinta tv Guaiba Canal 2,com sua musica Vanerão de Breque lado A faixa 6,pela gravadora discoteca de Porto Alegre. Seu ultimo disco PEÃO DE CRISTO lançado em 1990 pela Nova Ideia Gravações Ltda de Porto Alegre,teve acompanhamento de acordeon e baixo do musico Régis Marques,teve a produção executiva de Miguel Castilhos,estúdio EGER POA/RS ,continha a musica que deu titulo ao long play, e que foi grande sucesso em suas apresentações Peão de Cristo. Sua faze artística mais ativa foi nas décadas de 80,e na de 90.Faleceu na segunda metade da década de 90,deixou esposa e filhos que residem em Gravataí RS. Suas musicas mais conhecidas foram:

************************

PEÃO DE CRISTO
VANERÃO DE BREQUE
EU FORA
RANCHEIRA DA PRENDA JOVEM

***********************
Na contra capa deste Lp,continha uma dedicatória a sua filha: ``DEDICO ESTE DISCO À MINHA FILHA ROZÁLIA,POIS EM CADA LÁGRIMA POR TI DERRAMADA,MAIS E MAIS ME AGARREI A CRISTO DEUS. e SENTI QUE ELE EXISTIA PARA MIM TAMBÉM .e A ELE TE ENTREGUEI.´´
Porto Alegre Outubro de 1990 Gaúcho Do Cavaquinho.

Um outro de seus discos de sucesso:




LP Entrevero de Cordas - 1988
Gaúcho do Cavaquinho - LP vinil.Titulo: Entrevero de Cordas - 1988 - Phonodisc/1988 / Lado A: Faixas: Bagual Manhoso / Cristo Patrão / Madalena / Ferradura / Baú da Sorte .
Lado B: Limpando Banco / Xote da Constituinte / Santa Cecília / Vanerote / Pampa e Sertão







Editora: Phonodisc
Ano: 1988





************************************************


.........Colecionador João Filmedecinema tem em acervo 1 DVD com varias apresentações do Musico,compositor e cantor Gaúcho do Cavaquinho na TV. Contato E-mail: filmedecinema@bol.com.br

Nos envie: fotos,vídeos,recortes de revistas e jornais antigos,os escaneando,e nos contactando. Aceitamos doações para preservação da memória dos artistas gaúchos antigos em geral.ja falecidos. Não deixe se perder nossa História colabore.








. E-mail: filmedecinema@bol.com.br

***texto ja conferido e corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário