segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALBERTO RUSCHEL




Alberto Ruschel – Ator de Cinema Nascido em Estrela-RS
Alberto Ruschel foi ator, diretor, produtor e roteirista de cinema. Alberto foi criança para Porto Alegre, onde ficou até o início da década de 40.
Levado à carreira cinematográfica como cantor (era integrante do conjunto vocal Quitandinha Serenaders) e pela estampa de galã, o gaúcho nascido em Estrela, Alberto Manuel Miranda Ruschel, nunca abriu mão da qualidade nos filmes. Já em seu filme de estréia em 1947 – Esse Mundo é um Pandeiro - foi o galã de Eliana. Passou então a fazer as grandes comédias da época: É Com Este Que Eu Vou (1948), O Mundo Se Diverte (1949).
Fixou-se em São Paulo e na Vera Cruz, o que deu um grande impulso pra a sua carreira, atuando em Ângela (1951), Apassionatta (1952) e aquele que viria a estabelecê-lo definitivamente, ganhando o Palma de Ouro em Cannes, O Cangaceiro (1953). Alberto Ruschel sempre preferiu os filmes rurais. Ao lado de Milton Ribeiro e Hélio Souto fez Os Carpinteiros (1955).
Um dos primeiros filmes sem cinemascope foi o seu “O Capanga” de 1958, ano em retornou para o Rio de Janeiro para fazer “Matemática Zero, Amor Dez”.
Retornou ao faroeste em Paixão de Gaúcho (1958), A Morte Comanda O Cangaço (1960) e Riacho de Sangue (1966).
Walter Hugo Khori o dirigiu em Palácio dos Anjos (1970) e sua única esperiencia como diretor foi em Pontal da Solidão (1973).
Sem nunca abandonar o Rio Grande do Sul, esporadicamente voltava a fazer cinema como em A Noiva da Noite (1974), Iracema – A Virgem dos Lábios de Mel (1979) e contracenando com Pelé – Os Trombadinhas, também de 1979.
Foi um ator de cinema basicamente e sua única experiência na TV aconteceu em 1979, já no fim da carreira, quando participou de “O Todo Poderoso” na TV Bandeirantes.
Quando morreu, Alberto Ruschel, aos 77 anos, vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Ele se recuperava de uma cirurgia no coração quando teve uma hemorragia fatal do duodeno.
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: 1000 Que Fizeram 100 Anos de Cinema... ISTO É... Documento do Acervo da Aepan-ONG.
Em 1975,pela Rancho Filmes,trabalhou no filme O GRANDE RODEIO,Juntamente com: Leopoldo Rassier,e Roberto Mendes irmão do cantor José Mendes,e grande elenco.

5 comentários:

  1. Ótima pesquisa. Devemos resgatar nossa memória cinematografia gaúca. Estou tentando conseguir o TRIANGULO DO ABIGEATO. Pelo que sei foi rodado em Lavras do Sul. Meu blog
    www.fronteirapampacaminhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima pesquisa. Devemos resgatar nossa memória cinematografica gaúcha. Estou tentando conseguir o TRIANGULO DO ABIGEATO. Pelo que sei foi rodado em Lavras do Sul.
    Desculpe! Aculherei mal. Meu blog
    www.fronteirapampacaminhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Participei com Alberto Ruchel e elenco do fime cinemascope O Capanga no papel do curumim e gostei da pesquisa Paulino fernandes da silva SATED 3342 artistici ZE RISONHO. Fone 19-97123131 email zerisonho2006@hotmail.com 20-janeiro de 2010.

    ResponderExcluir
  4. Nos enviem fotos,recortes de jornais,e revistas,videos,audios antigos,para preservação e alcançe de todos.Contato E-mail: filmedecinema@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que este ARTISTA teve seu fim ao menos no retiro dos artistas..local simples, mas com condições humanas, pois EU... cheguei a abrigá-lo em minha residência, quando os familiares o desprezavam !!!!! isso em meados de 1991-1992, depois como surgiu, fugiu e somente pude saber que estava no Retiro, qdo faleceu. Lutou, demais, e DEUS o colocou na minha vida... pude , em particular, aprender muito com ele. durante o tempo em que os abrigamos em minha casa bem como a seu filho JOAO RUSCHEL hoje, com uns 34 anos.... Segundo ELE PRÓPRIO, o que investiu em filmes, perdeu, e durante o periodo em que convivemos, esteve à míngua, sempre indignado com o desprezo da família..... (Desculpem foi só um desabafo !!!! Reginaldo Dias (policia@r7.com)

    ResponderExcluir